Avaliação de Estruturas Civis

As estruturas civis, metálicas ou de concreto, tendem a apresentar problemas patológicos relacionados a falhas executivas, de projeto ou ainda por ausência de manutenções periódicas. Os fatores que impactam no grau de deterioração das estruturas estão relacionados a ação de intempéries, esforços mecânicos e desgastes, entre outros.

Tendo em vista que as estruturas devem atender aos requisitos mínimos de qualidade – os quais compreendem segurança à ruptura, desempenho em serviço e capacidade de resistir às influências ambientais previstas definidas em projeto – e que a presença de anomalias vem a prejudicar inicialmente seu desempenho, podendo chegar a um estágio tal que comprometa a segurança das estruturas, a inspeção minuciosa com a detecção de falhas e seu reparo/reforço são atividades fundamentais para atender aos requisitos citados.

A Concremat Inspeções e Laboratórios possui equipe especializada e equipamentos necessários à realização de inspeções e ensaios para avaliação e diagnóstico sobre as condições de durabilidade das estruturas, com fornecimento de especificações técnicas e orçamento para serviços de recuperação.

Quando essas anomalias ou outros fatores afetam a estabilidade da estrutura, é fundamental realizar uma análise estrutural, identificando os principais pontos de atenção que podem ser objeto de projeto de reforço estrutural.

Realizamos ainda provas de carga estática e dinâmica em estruturas para verificação da capacidade de carga e o monitoramento da estrutura por instrumentação para avaliar vibração, cargas aplicadas, deslocamentos e deformações.

Objetivando proporcionar uma gestão mais eficiente de ativos físicos, a Concremat realiza também a implantação e a customização do sistema de gestão de manutenção de ativos – SIGMA.

No segmento de construção predial, foi instituída em 2013 a Norma de Desempenho de Edificações NBR 15.575, que implementou parâmetros técnicos para vários requisitos. É importante a verificação da conformidade dos empreendimentos com as exigências da norma, entre elas, segurança em guarda-corpos, estanqueidade da cobertura, janelas e sistemas hidrossanitários e avaliação do conforto acústico, térmico e lumínico dos ambientes.

O desenvolvimento de novos materiais e processos aplicados à construção civil é uma tendência. E a harmonização de procedimentos para avaliar novos produtos não abrangidos pelas normas técnicas prescritivas é importante para ampliar a inovação e aumentar a produtividade e a competitividade do setor.

A Concremat atua em todas estas atividades. Para conhecer em detalhes os serviços prestados em avaliações civis, entre em contato com nossa área comercial.

  • » Inspeção e avaliação de estruturas civis (edificações residenciais e comerciais, OAEs, estruturas portuárias, indústrias,etc);
    » Prova de carga estática e dinâmica em estruturas;
    » Projeto de recuperação de estruturas civis (patologia);
    » Análise e projeto de reforço estrutural;
    » Sistema integrado de gestão de manutenção de ativos – SIGMA;
    » Ensaios de desempenho (NBR 15.575/2013);
    » Vistoria cautelar;
    » Avaliação e diagnóstico de produto e sistema construtivo – SINAT.