Concremat é destaque entre as empresas de Construção e Engenharia mais inovadoras do Brasil

Pelo sexto ano consecutivo, a Concremat tem destaque na categoria Construção e Engenharia do ranking Valor Inovação Brasil – figurando em 2º lugar na edição 2022 do prêmio. No ranking geral, a Concremat ficou na 52ª posição, entre as 150 empresas classificadas, de todos os segmentos.

A pesquisa, que está em sua oitava edição e é promovida pelo jornal Valor Econômico e pela consultoria Strategy&, do grupo PwC, avalia as 150 empresas que mais investem em inovação no Brasil. Além do ranking geral, a análise identifica o grau de inovação das companhias por segmentos de atuação, num total de 25 setores avaliados em 2022.

Participam do levantamento apenas companhias com mínimo de 5% de capital privado e receita líquida mínima de R$ 500 milhões. As análises são norteadas pelo conceito de inovação adotado para a pesquisa, que busca identificar as ideias e iniciativas que criam valor para as empresas por meio de novos produtos, processos, modelos de negócios e serviços.

Em reportagem publicada na revista especial do ranking, o presidente executivo da Concremat, Mauro Viegas Neto, afirmou que a inovação precisa ser estimulada de forma permanente. “A constância do investimento e o compromisso com a inovação são mais importantes no longo prazo do que o volume de recursos dedicados aos projetos”, disse.

Mauro falou também sobre os dois principais projetos de inovação desenvolvidos pela Concremat nos últimos anos – e que tiveram resultados expressivos em 2021: a plataforma SIGA-OAE, que permite a manutenção eficiente de obras de arte especiais, como pontes e viadutos, através de um gêmeo digital; e o e.volutive, modelo de gerenciamento de obras exclusivo da Concremat que embarca a digitalização de todos os processos de campo.

A reportagem informa que a Concremat historicamente aplica 2% do faturamento em iniciativas de inovação e que, para que a tecnologia esteja integrada aos projetos, a empresa conta com uma diretoria técnica para a digitalização de processos, que funciona como uma consultoria interna. O texto ressalta ainda que a Concremat possui um Instituto de Desenvolvimento, para promover a formação de competências para a inovação; uma rede de especialistas, para reunir os profissionais mais experientes; e um Comitê de Inovação e Sustentabilidade, para fomentar e promover a cultura inovadora.

 

Clique aqui para ver a reportagem completa do ranking setorial de Construção e Engenharia.

Clique aqui para ver a tabela do ranking geral com as 150 empresas mais inovadoras do Brasil.

27 de julho de 2022