Concremat realiza convênio e parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia

Concremat tem convênio e parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), uma entidade de direito privado – associação sem fins lucrativos – de utilidade pública, dedicada ao ensino e à pesquisa científica e tecnológica, visando à formação de recursos humanos altamente qualificados que contribuam para o desenvolvimento do país.

O coordenador de engenharia, Guilherme Borges, explica como a parceria começou. “Realizamos uma palestra no Instituto sobre Digital Twins (Gêmeos Digitais), que tem sido uma das tendências tecnológicas no setor de Engenharia e Construção. A partir desta palestra, estabelecemos contato com o Centro de Pesquisas do IMT, que apresentou as modalidades de colaboração empresa-universidade e seus benefícios”, contou. As principais vantagens são as possibilidades de pesquisa e desenvolvimento em segmentos que a Concremat não tem expertise/profissionais com tempo hábil para se dedicar, como automação e eletrônica aplicada à engenharia e construção. Os projetos realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia têm garantia de serem liderados e acompanhados por professores. Ainda há a divulgação da marca Concremat no ambiente universitário e a possibilidade de recrutamento de talentos direto da academia, já que todos os projetos contam com a participação de alunos da graduação.

Atualmente, a Concremat possui dois projetos em andamento. O primeiro é uma Iniciação Tecnológica em processo de contratação. “São sensores para estruturas com foco em Obras de Artes Especiais (AOE). Esse projeto é para desenvolver um módulo unificado de captura, processamento e transmissão de dados oriundos de Acelerômetros e Strain-Gages em ambientes com conectividade 3G, 4G e 5G”, explicou Guilherme. O outro projeto é Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) com o tema: “Drones e processamento de imagens”, sobre identificar as características patológicas em estruturas de concreto armado e uma estimativa das dimensões de fissuras e microfissuras.

Guilherme relata que a meta é desenvolver um serviço mais eficiente, com redução de custo e risco de colaboradores, bem como explorar um mercado com clientes com baixo ticket de contratação, e avaliar o possível compartilhamento de colaboradores.

15 de março de 2023