Concremat Participa de Evento em Celebração ao Dia Mundial da Água

No dia 15 de março, a Concremat marcou presença no evento em comemoração ao Dia Mundial da Água, realizado no Parque Temático do Córrego Água Franca, localizado em Gurupi, Tocantins. O evento integra o projeto “Plantando Água”, uma iniciativa desenvolvida pelo Governo do Estado do Tocantins em parceria com os Comitês de Bacias Hidrográficas, com o objetivo de recuperar nascentes degradadas por meio do plantio de mudas nativas do cerrado, visando garantir a disponibilidade e qualidade da água para diversos usos.

Além disso, foram realizadas atividades do projeto “Água nas Escolas”, que faz parte da disciplina de Educação Ambiental na grade curricular da rede municipal de ensino público, com foco nas práticas de conservação dos recursos hídricos.

O evento contou com a participação da comunidade local, incluindo alunos de escolas municipais públicas, lideranças políticas da região, como o Secretário de Meio Ambiente do estado do Tocantins, Marcello Lelis, representantes da Prefeitura de Gurupi, do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Teresa, bem como membros das universidades locais.

A Concremat contribuiu ativamente para o evento, coordenando a disponibilização de mão de obra da Concessionária Ecovias do Araguaia para a execução das covas para o plantio de mudas próximas à nascente do Córrego Água Franca. Além do plantio de mudas, os alunos das escolas públicas participaram de atividades lúdicas e jogos para aprender práticas de conservação dos recursos hídricos.

O Coordenador Samuel Andrade ressaltou a importância da participação da Concremat Engenharia e Tecnologia no evento, destacando o papel crucial na recuperação e preservação dos mananciais interceptados pela BR-153/TO, sob concessão do cliente Ecovias do Araguaia, e na promoção de uma cultura de conservação dos recursos hídricos nas comunidades locais afetadas pelo empreendimento.

Além disso, a participação no evento proporcionou oportunidades para fortalecer parcerias com diversos stakeholders presentes para futuras iniciativas ambientais, alinhando-se com o objetivo de realizar oficinas participativas com professores das escolas públicas e privadas para atuarem como agentes multiplicadores de Educação Ambiental.

A presença da Concremat no evento em celebração ao Dia Mundial da Água contribui para alcançar as metas estabelecidas no Plano Básico Ambiental (PBA) para o qual estamos contratados para execução dos programas ambientais previstos.

O gerente operacional Thiago Machado destacou a importância de desenvolver parcerias com entidades públicas e acadêmicas para aprimorar continuamente os métodos e processos, enriquecendo a relação do empreendimento com a sociedade e reafirmando o compromisso e a expertise da Concremat com a sustentabilidade em obras de infraestrutura de empreendimentos lineares.

22 de março de 2024