20/12/2018

República Dominicana: obras de Monte Grande seguem em ritmo acelerado

Contratada pelo Instituto Nacional de Recursos Hídricos (INDRHI) da República Dominicana como responsável pela supervisão da construção da barragem de Monte Grande, a Concremat atua em todas as etapas do empreendimento, desde a análise e aprovação do projeto executivo até o controle de qualidade da execução das
obras, incluindo o planejamento e o orçamento. Atualmente, as equipes trabalham em uma fase prioritária do projeto: a execução de dois túneis de desvio para o rio Yaque del Sur. O prazo e o empenho financeiro, desafios de qualquer obra, também estão dentro do cronograma.

A obra da barragem se destina ao controle das inundações na bacia inferior do rio, além de fornecimento de água para irrigação e geração de energia e estímulo às atividades de pesca e turismo. Neste momento, as equipes trabalham 24 horas por dia para a conclusão dos desvios, o que deve acontecer em fevereiro deste ano. Cerca de 50 colaboradores da Concremat participam do projeto supervisionando mil funcionários das empreiteiras.

Com a finalização dos desvios do rio, a fase seguinte é a de construção da barragem em si e instalação dos equipamentos eletromecânicos, como comportas, o que envolverá profissionais de outras especialidades da engenharia. O pico da obra deve reunir cerca de 70 colaboradores da Concremat.

Para mais informações sobre a atuação da Concremat no exterior, envie um e-mail para o diretor executivo Carlos Jardim: carlos.jardim@concremat.com.br