Concremat Ambiental participa das obras de implantação do Contorno Rodoviário Mestre Álvaro, na BR-101

A equipe da Concremat Ambiental iniciou mais um importante trabalho no segmento de Logística: a supervisão ambiental e a execução de programas ambientais, com serviço de Arqueologia, no âmbito das obras de implantação e pavimentação do Contorno Rodoviário Mestre Álvaro, localizado na Rodovia BR-101, no Espírito Santo. Os trabalhos tiveram início em abril de 2020 e englobam um trecho de quase 20 quilômetros.

“Esse empreendimento é de grande relevância para o Estado do Espírito Santo e para o Sistema Rodoviário Nacional e é considerado prioritário para o governo. A implantação do Contorno Rodoviário Mestre Álvaro absorverá o fluxo de veículos que transitam pela BR-101, umas das principais vias de acesso aos portos do Espírito Santo, somando benefícios à infraestrutura portuária e ferroviária do Espírito Santo, que está inserido em região estratégica do país. Considerada a Rodovia do Mercosul, a BR-101 é ponto de encontro com o Corredor de Transportes Centro Leste e liga-se ao Corredor Atlântico do Mercosul, exercendo influência econômica em nove estados brasileiros”, esclarece Thiago Machado, gerente operacional da área de Meio Ambiente.

Thiago acrescenta que o projeto final de engenharia do empreendimento teve algumas premissas importantes, como a redução do fluxo intenso de veículos na BR-101 no trecho entre o posto da Polícia Rodoviária Federal e o bairro Carapina e a melhoria nas condições de tráfego, reduzindo o elevado índice de acidentes na região.

“Outros objetivos são a melhoria da mobilidade para a população do bairro Carapina, além de oferecer uma alternativa viária para a população de Serra Sede e bairros do entorno. Vale destacar que essa é uma região que concentra muitas propriedades rurais e um polo industrial. Dessa forma, o Contorno Mestre Álvaro irá facilitar o escoamento da produção comercial em sua área de influência”, afirma.

Para as atividades de supervisão ambiental das obras, foi elaborada uma Instrução Técnica específica que define a sistemática operacional dos serviços. A equipe técnica conta com ferramentas tecnológicas em campo, como drone e o um aplicativo mobile desenvolvido exclusivamente para gerenciar as ocorrências identificadas.

“Com a implementação do sistema de gerenciamento via aplicativo mobile, reduzimos o tempo em escritório para consolidação das informações uma vez que os relatórios das ocorrências são gerados em campo e encaminhados diretamente aos responsáveis. Assim possibilitamos ao cliente o acompanhamento em tempo real, com a visualização das informações em um dashboard personalizado”, conta o coordenador Clézio Ribeiro.

A equipe multidisciplinar da Concremat Ambiental também executará alguns Programas Ambientais como o Programa de Monitoramento de Fauna, englobando aves, peixes e répteis; o Programa de Monitoramento das Espécies de Fauna Ameaçadas de Extinção, voltado especificamente para a onça-parda, o cágado da serra e o papagaio moleiro; e o Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico e Educação Patrimonial.

“O Programa de Monitoramento de Fauna prevê o conhecimento e o monitoramento da fauna de vertebrados terrestres na área do empreendimento. Com os dados gerados, será possível indicar a qualidade ambiental, o uso do habitat e as tendências de aumento ou declínio dessas populações frente às eventuais pressões geradas pelo empreendimento. Tais informações irão compor uma base de dados para futuras atividades de manejo e conservação, incluindo o estabelecimento de parâmetros para minimizar os impactos adversos das atividades de implantação do empreendimento sobre diferentes grupos animais”, explica Thiago Machado.

“A gestão ambiental é fundamental para promover com eficiência a integração das atividades construtivas e ações de prevenção ambiental, reduzindo a possibilidade de degradação e os riscos de ocorrências de acidentes e danos ao meio ambiente”, ressalta a diretora de Meio Ambiente, Josefina Kurtz.

Obras de implantação do Contorno Mestre Álvaro já iniciadas: trabalhos tiveram início em abril de 2020 e englobam um trecho de quase 20 quilômetros.
24 de setembro de 2020