07/01/2019

O futuro é agora: workshop apresenta a realidade virtual aplicada à engenharia

Alinhada à diretriz de pesquisa e investimento contínuos em inovação, a Concremat promoveu um workshop interno para apresentar a colaboradores de diversas áreas a realidade virtual aplicada à engenharia.

“Com o avanço da capacidade dos softwares e hardwares, a realidade virtual tem se mostrado cada vez mais acessível. No Brasil, esta tecnologia ficou mais conhecida por ser aplicada a vídeo games e a games para PC e celular, mas na verdade ela é muito mais ampla, podendo ser aplicada em muitas áreas como saúde, educação e também na engenharia”, explica Mauricio Rocha, diretor que conduziu o evento.

Mauricio explica que, mais do que um recurso técnico, a realidade virtual é uma ferramenta de comunicação: “O poder desta ferramenta é quase ilimitado na engenharia, tanto na fase de projeto como na fase de implantação, através da imersão 360º que é possível se fazer. É como se você estivesse dentro do projeto. Também pode ser aplicada na área corporativa e nas ferramentas de gestão”.

O diretor acrescenta que a solução desenvolvida pela empresa parceira tem o diferencial de ser personalizável, diferentemente de outros similares disponíveis no mercado. A intenção, afirma Mauricio, é que a ferramenta seja usada como auxiliar em projetos de engenharia e no acompanhamento de obras, possibilitando visualizar um ambiente virtual e, assim, identificar problemas e interferências.

Leia também: Concremat é a 3ª empresa de engenharia mais inovadora do Brasil