02/05/2018

Sistema Produtor São Lourenço é inaugurado

No mês de março, ocorreu a inauguração do Sistema Produtor São Lourenço, maior empreendimento de fornecimento de água da América Latina, a cargo da SABESP. A cerimônia foi realizada na nova Estação de Tratamento de Água, em Vargem Grande Paulista, e contou com parte da equipe da Concremat Inspeções e Laboratórios que participa do projeto.

A Concremat Inspeções e Laboratórios realiza serviços de inspeção de juntas soldadas e revestimentos em toda a extensão da nova adutora, que tem diâmetros entre 1,80m e 2,10m e 83km de extensão, com uma capacidade de transportar até 5m³ de água por segundo. A inspeção é feita por meio de ensaios não destrutivos, e a Concremat é responsável ainda pelo acompanhamento da fabricação dos tubos e da qualificação dos soldadores e pelo controle do desempenho dos mesmos. Os ensaios são realizados com equipamento de ultrassom computadorizado, que registra 100% da inspeção.

Fábio Subtil, Gerente Operacional da Concremat Inspeções e Laboratórios, informa que esta foi a primeira obra deste porte a implantar a sistemática de inspeção por ultrassom computadorizado semiautomático. “A grande diferença deste equipamento está não só no altíssimo grau de precisão para avaliação, como no arquivamento dos registros de inspeção em meio eletrônico, criando uma base de dados que pode ser consultada a qualquer momento”, explica.

Iniciadas em 2015, as obras do Sistema Produtor São Lourenço estão em fase final e devem ser totalmente encerradas em outubro deste ano.