Inspeção de Equipamentos Eletromecânicos

Contexto

A inspeção de equipamentos como tubulações, dutos, tanques de armazenamento, caldeiras e vasos de pressão, entre outros, é objeto de atuação da área de GIA O&M através de sua equipe de engenheiros mecânicos e inspetores qualificados.

Investimos em tecnologia de ponta para a inspeção de juntas soldadas, materiais e equipamentos de processo nas fases de fabricação, montagem, operação e manutenção, como também na etapa de descontinuidade operacional (descomissionamento).

Diversos empreendimentos greenfield e brownfield tiveram nossa contribuição no controle de qualidade de suas obras através de nossa equipe de engenheiros e especialistas atuando em campo e em consultoria de engenharia de integridade, assim como assessorando a manutenção das plantas operacionais de nossos clientes em atividades multidisciplinares como inspeções, ensaios, testes e suporte técnico à gestão de integridade de equipamentos.

Para auxiliar nossos clientes a tomar decisões mais assertivas também implantamos solução para inspeção baseada em risco – RBI, na qual cada componente do ativo é avaliado quanto a probabilidade e consequência do dano.

Serviços Oferecidos

Ensaios

Os ensaios não-destrutivos (ENDs) são muito utilizados nas inspeções eletromecânicas com o objetivo de auxiliar na identificação da extensão e na causa raiz dos danos existentes.

Os ENDs convencionais são utilizados tanto no controle de qualidade na fabricação e na construção / montagem quanto na fase de operação / manutenção dos ativos.

Já os ENDs especiais são mais destinados para a fase de operação, visando à avaliação de segurança e risco dos ativos e para definição do plano de manutenção dos mesmos.

Ensaios Não-Destrutivos Convencionais

» Visual e dimensional de solda

» Líquido penetrante

» Ultrassom

» Partícula magnética

Ensaios Não-Destrutivos Especiais

» Ultrassom C-Scan

» Inspeção Visual Robotizada

» Ultrassom Phased Array e ToFD

» Magnetic Flux Leakage (MFL)

Controle de Qualidade / Inspeção de Terceira Parte

O controle de qualidade envolve atividades e serviços para atender ao controle de qualidade requerido para a fabricação, construção, montagem e/ou comissionamento de ativos. Essas atividades são realizadas por equipe técnica e profissionais altamente qualificados.
Veja a seguir os tipos de serviços / produtos disponibilizados:

» Especificação de Procedimento de Soldagem (EPS).

» Registro de Qualificação de Procedimento de Soldagem (RQPS).

» Registro de Qualificação de Soldadores e Operadores de Soldagem (RQS).

» Aprovação de Plano de Inspeções e Testes (PIT).

» Inspeção de matéria prima.

» Inspeção e diligenciamento nos fabricantes / fornecedores.

» Inspeção de romaneio.

» Inspeção de montagem.

» Inspeção de pintura.

A Concremat apostou em inovação e agilidade para a prática de inspeções de fabricação de terceira parte. Para agregar ainda mais valor à cadeia produtiva, a companhia desenvolveu uma plataforma digital própria como suporte ao processo de inspeção de fabricação de equipamentos.

A solução desenhada pela Concremat tem início na avaliação e análise dos Planos de Inspeção e Testes (PIT), passa pelas inspeções e visitas em campo, até a emissão dos certificados de liberação de material, de forma centralizada, com workflow de aprovação e gestão em tempo real pelos envolvidos no controle de qualidade (comprador, fornecedor, empresa inspetora de terceira parte, inspetor e auditor interno e/ou externo).

Esse sistema permite que o fornecedor tenha o acervo documental e rastreabilidade de seus pedidos de compra, de forma digital, com informações em tempo real para todas as partes envolvidas. Para a execução do trabalho, a empresa conta com profissionais altamente qualificados e certificados pelo Sistema Nacional de Qualificação e Certificação (SNQC), requerida pelo tipo de material fabricado e sua utilização, além de ser acreditada pela ISO 9001 na modalidade de inspeção de fabricação.

Inspeção

A inspeção de equipamentos é atividade fundamental para a identificação dos danos existentes e, desta forma, definir as ações de intervenção de manutenção / reparos de ativos.
As inspeções são realizadas interna e externamente, além dos acessórios vinculados ao ativo. Podem ser realizadas de forma visual e ainda com auxílio de tecnologia, como drones e robôs.
Quanto maior o nível de efetividade das inspeções melhor será a definição dos riscos e a tomada de decisão em retirar o equipamento de operação para reparos no momento adequado.

Veja os tipos de inspeção realizados pela Concremat:

Inspeção Robotizada
Existem situações externas que dificultam que a inspeção seja realizada de forma visual pelo inspetor. Uma delas é a inspeção de galerias / tubulações de pequenos e médios diâmetros e assentadas a profundidades que aumentam os riscos de segurança.
Diante de uma situação como a essa, a Concremat desenvolveu internamente um robô para auxiliar na execução destas inspeções. O robô faz transmissão de dados on-line, o que fornece maior alcance de distanciamento percorrido por não haver limitação de extensão de cabos para isso.

Inspeção Baseada em Risco
A inspeção baseada em risco (Risk Based Inspection – RBI) é uma metodologia que possibilita a classificação de riscos associados a equipamentos estáticos, como tanques de armazenamento e tubulações, e que permite melhor definir as técnicas e intervalos de inspeção necessários para obtermos maior confiabilidade do ativo com o menor risco possível.
Apesar de ter uma aplicação mais direcionada ao Opex, a RBI também se aplica ao Capex, uma vez que pode ser utilizada ainda na fase de projetos de uma planta, verificando as consequências de cada equipamento e/ou parâmetros de projeto que incidiram sobre a probabilidade de falhas.

Avaliações Específicas

A Concremat também desenvolve outros serviços direcionados ainda aos equipamentos eletromecânicos:

» Atestado de comissionamento e/ou descomissionamento.
» Due diligence.
» Análise de falha.
» Especificações técnicas e de qualidade.
» Suporte técnico na contratação dos fornecedores de equipamentos.