01/11/2019

Dia Nacional da Espeleologia é celebrado em 1º de novembro

Você sabe o que é Espeleologia e a qual a importância da preservação das cavernas?

Espeleologia é a ciência que estuda cavidades naturais, as cavernas. Na maioria das vezes, são ecossistemas frágeis e delicados. Grande parte delas é formada pela dissolução de rochas calcáreas ao longo do tempo geológico, por ação de rios e variações de nível em lençóis freáticos. As formas mais recorrentes são canais horizontais/verticais, ao longo de fraturas e estruturas irregulares nas rochas.

Frequentemente abrigam fauna e flora típicas. Podendo ainda ser jazigos fossilíferos, ou ter servido como abrigo a homens pré-históricos, quando são identificados, por exemplo: vestígios de antigas fogueiras, ferramentas, ornamentos e pinturas.

A construção de empreendimentos de médio e grande porte como linhas de transmissão e rodovias pode interferir diretamente no patrimônio espeleológico. A Concremat Ambiental, com amplo conhecimento dos aspectos ambientais da espeleologia, é responsável pela execução de programas de Detecção e Avaliação de Cavidades Naturais Subterrâneas por todo o Brasil.

Estas medidas visam não apenas o licenciamento ambiental, mas para o desenvolvimento de uma visão sistêmica sobre a importância destes habitats. As práticas adotadas para a regulamentação contribuem, em conjunto com a colaboração da sociedade, com a proteção das cavernas e do patrimônio natural que elas representam.

Para conhecer mais sobre o trabalho da Concremat Ambiental, clique aqui.