22/10/2018

Coordenador de Inovação e Negócios da Concremat realiza palestra sobre tecnologias de rochas digital

No último dia 9, o coordenador de Inovação e Negócios da Concremat, Leonardo Verbicaro Perdomo, representou a empresa em seminário técnico promovido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na sede da instituição, no Rio de Janeiro. Perdomo ministrou palestra técnica que abrangeu os avanços recentes em tecnologias de rochas digital, as perspectivas para um futuro próximo e o projeto de petrofísica digital da Concremat, desenvolvido desde 2014 com suporte financeiro da FINEP, agência governamental de financiamento à inovação e à pesquisa.

“Ligada ao Ministério de Minas e Energia, a ANP é responsável pela regulação da indústria de combustíveis no Brasil e está atualizando a norma que rege o tratamento dado a amostras de rochas extraídas de poços de petróleo. Com o objetivo de modernizar o procedimento atual dado às rochas, favorecendo o emprego de tecnologias de ponta, a agência convidou empresas que desenvolvem soluções de rochas digitais para apresentar suas perspectivas para o setor, e a Concremat foi uma das selecionadas”, explicou Perdomo, acrescentando que o objetivo das iniciativas apresentadas é proporcionar ganhos de produtividade, segurança de informação, agilidade de processos e principalmente economias operacionais.

Perdomo, que também é coordenador técnico do projeto de petrofísica digital desenvolvido pela Concremat, conta que a iniciativa compreende uma solução para análise de rochas por meio digital e resultou em um produto, chamado PORE, que tem previsão de lançamento em 2019. Além da Concremat, outras duas empresas ministraram palestras no evento da ANP, demonstrando como suas soluções podem contribuir para a incorporação de tecnologias digitas no fluxograma de caracterização de rochas.

Clique aqui para conhecer mais sobre a atuação da Concremat no mercado de Petróleo e Gás.