22/12/2020

Consórcio GTR-3, formado pela Concremat e pela Encalso, é reconhecido no prêmio Melhores Fornecedores Petrobras pela atuação nas obras do gasoduto Rota 3

Nesta segunda-feira, 21/12, a Petrobras divulgou as empresas vencedoras do prêmio Melhores Fornecedores Petrobras 2019. O consórcio GTR-3, formado pela Concremat e pela Encalso, foi reconhecido nas categorias “Obras de Engenharia Onshore” e “Destaques de SMS – Segurança” pelos serviços prestados na implantação do gasoduto Rota 3.

O presidente executivo da Concremat, Mauro Neto, diz que os prêmios são motivo de alegria e orgulho para todos colaboradores da Concremat. “Receber o reconhecimento da Petrobras em duas categorias tão relevantes demonstra como nossa governança está com as prioridades adequadas e como estamos afiados e focados na geração de valor técnico, social e econômico. O reconhecimento na categoria ‘Obras de Engenharia Onshore’ é fruto de nossa equipe ter aplicado tecnologias inovadoras em metodologia executiva. E a categoria ‘Destaques de SMS – Segurança’ vem coroar um dos nossos pilares, que é a meta de acidente zero em nossas operações, colocada em prática através do nosso Programa de Prevenção e Redução de Acidentes. Parabéns à equipe do Projeto Rota3!”.

Em sua terceira edição, o prêmio reconheceu a atuação das empresas que mais se destacaram ao longo de 2019. Todas as empresas que forneceram bens ou serviços para a Petrobras de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2019 participaram automaticamente. A premiação é dividida em 21 grupos de reconhecimento referentes a diferentes segmentos de fornecimento de bens e serviços e sete categorias especiais.

Neste ano, foram ampliadas as categorias especiais que analisam projetos de fornecedores alinhados às práticas de ESG (meio ambiente, social e de governança, na sigla em inglês) e à inovação. Uma das novas categorias é a “Destaque Primeira Infância”, que reconhece iniciativas voltadas à melhoria das condições de vida de crianças de 0 a 6 anos.

Também foram mantidos os Prêmios Especiais de Equidade, com os temas “Igualdade étnico-racial”, “Equidade de gênero” e “Inclusão de pessoas com deficiência”, e incluídos o prêmio “Destaques de SMS – Meio Ambiente”, os destaques em “Inovação – Pesquisa e Desenvolvimento” e “Transformação Digital” e os destaques de “Boas Práticas de Integridade”.

A inclusão dos novos prêmios tem o propósito de valorizar os fornecedores com ações de destaque em temas que fazem parte dos valores da Petrobras e que estão alinhados com a agenda ambiental, social e de governança da Petrobras.

Vice-presidente da área de EPC, Ricardo Bueno ressalta que o contrato do gasoduto Rota 3 foi o primeiro trabalho desempenhado pela Concremat em formato EPC e que ser reconhecido por um cliente tão exigente quanto a Petrobras é motivo de grande orgulho para toda a equipe: “Executar o trecho terrestre do Rota 3 foi para nós uma grande oportunidade, visto que havíamos acabado de estruturar nossa área de EPC. Mas foi também um grande desafio, pois foi uma obra de grande complexidade técnica. Sermos vencedores desse prêmio mostra que seguimos o caminho certo e nos certifica como EPCistas no segmento de gás e gasodutos”.

Assim como na edição anterior, o anúncio dos vencedores ocorreria no primeiro trimestre deste ano em uma cerimônia presencial, que precisou ser suspensa por conta da pandemia do novo coronavírus. Apesar das dificuldades e do atraso decorrente da situação, a Petrobras considera importante realizar o reconhecimento aos fornecedores e, desta forma, fez a divulgação tardiamente, em dezembro.

Clique aqui para ver a lista completa dos premiados.

Clique aqui para saber mais sobre o gasoduto Rota 3 e o trabalho do consórcio GTR-3.