07/01/2022

Conheça os projetos sócio-culturais apoiados pela Concremat, em 2022, por meio de leis de incentivo fiscal

A Concremat, por meio de leis de incentivo fiscal destinadas à cultura, patrocina anualmente projetos e iniciativas voltados a temas como educação, inovação, consumo consciente, práticas de sustentabilidade e arte e que atuem de forma inclusiva. Desde 2010 a escolha dos projetos é realizada pelo Comitê de Patrocínio Cultural, sempre com base nas diretrizes e valores da empresa. O comitê é formado pelo presidente executivo, pelos vice-presidentes e por representantes das áreas de Marketing, RH, QSMS e Compliance.

 

Conheça os projetos e instituições apoiados em 2022:

 

Ação Social pela Música do Brasil

Pelo quinto ano consecutivo, a Concremat patrocina o projeto Ação Social pela Música do Brasil – organização não governamental sem fins lucrativos com atuação social inclusiva através da educação musical para crianças e adolescentes de comunidades economicamente desfavorecidas, em situação de risco social. Mais de 12 mil jovens já passaram pela instituição ao longo de seus 24 anos. Atualmente o programa está em três regiões do Brasil (Norte, Nordeste e Sudeste) e atende um total de 4.722 alunos em seu programa socioeducativo e cultural, contribuindo para a redução das desigualdades sociais no Brasil.

Clique aqui e conheça o projeto.

 

Arte em Movimento

O projeto leva uma galeria de arte itinerante a praças públicas da cidade do Rio de Janeiro através de um caminhão baú adaptado. Ao longo de 2021, as exposições contemplarão dois temas: arte e meio ambiente, no primeiro semestre, e arte e ciências, no segundo. O acervo expositivo é constituído por obras de arte interativas, vídeos, fotografias, músicas e diversos recursos audiovisuais. A exposição ocupa a galeria interna do caminhão e o seu entorno, em uma área delimitada. Um percurso de visitação é pré-estabelecido para criar uma narrativa coerente com o conteúdo apresentado, e os visitantes são acompanhados por monitores capacitados pela equipe multidisciplinar do projeto. Ao fim das visitas, há um espaço dedicado a oficinas de arte e educação em que são disponibilizados variados materiais para experimentação que remetem ao conteúdo da exposição. Mais de 1200 crianças serão beneficiadas diretamente pelo caminhão baú.

 

Profissões do Futuro

O cerne do projeto é a produção de um livro infanto-juvenil, que explicará de forma lúdica às crianças as mudanças no mercado de trabalho. O livro será distribuído gratuitamente a 1.200 alunos de 26 escolas da rede pública do município do Rio de Janeiro, em uma ação conjunta com a Parceiros da Educação do Rio de Janeiro – associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da educação pública de excelência. Ao incentivar esse projeto, a Concremat está investindo na formação dos profissionais do futuro, as nossas crianças de hoje. Crianças, jovens e adultos conscientes serão capazes de identificar oportunidades profissionais e solucionar problemas, agindo proativamente para transformar o mundo ao seu redor.

 

Revitaliza Rio

O projeto promoverá a recuperação de dois espaços públicos no Rio de Janeiro: a Praça da Harmonia, localizada na região da Gamboa, e o Parque da Cidade, no bairro da Gávea.

Na Praça da Harmonia, está prevista a recuperação dos jardins e do coreto, finalizado com uma intervenção artística de Beatriz Milhazes; a instalação de um parque infantil e a reforma do mobiliário, dos equipamentos de ginástica e da quadra esportiva. Além disso, após a reforma, serão realizadas atividades culturais diversas na praça, como exposições, concertos, rodas de leitura etc.

No Parque da Cidade, os elementos históricos que compõem o jardim, como esculturas e duas fontes, serão restaurados. Também está prevista a instalação de parque infantil, aparelhos para exercícios e a construção de uma quadra esportiva, além da sinalização de fauna e da flora locais e da trilha interna para caminhadas, com marcadores de distância. No âmbito social, serão realizadas oficinas gratuitas de restauração, paisagismo e jardinagem e a contratação de moradores das comunidades do entorno para a realização de serviços remunerados, como jardinagem e limpeza do local.

 

Museu de Arte Moderna de SP (MAM SP)

 

Localizado no Parque Ibirapuera, a mais importante área verde de São Paulo, o edifício do mam foi adaptado por Lina Bo Bardi e possui, além das salas de exposição, ateliê, biblioteca, auditório, restaurante e loja. Os espaços do museu se integram visualmente ao Jardim de Esculturas, projetado por Roberto Burle Marx para abrigar obras da coleção. Todas as dependências são acessíveis a visitantes com necessidades especiais.​

A missão do MAM São Paulo é colecionar, estudar, incentivar e difundir a arte moderna e contemporânea brasileira, tornando-a acessível ao maior número de pessoas possível.​

Durante o período da pandemia, o MAM SP produziu uma série de visitas virtuais e conteúdo no formato online e gratuito. Mesmo sem visitação, ele permaneceu aberto ao público no formato online.​

Saiba mais sobre o MAM SP: https://mam.org.br/

 

Museu de Arte Moderna do RJ (MAM RJ)

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro é voltado às vanguardas e à experimentação nas artes, cinema e cultura. Fundado em 1948, possui uma das mais importantes coleções de arte moderna e contemporânea da América Latina, com cerca de 15 mil obras de arte. Mantém ainda uma Cinemateca com sala de exibição, grande acervo de audiovisuais em todos os formatos e o maior arquivo de documentação de cinema do país. Mais de 100 mil pessoas visitam anualmente o MAM. Em 2020, o museu instituiu o programa MAM PARA TODOS, oferecendo ingressos gratuitos, com contribuição sugerida (o visitante paga o quanto quiser e se puder). Em 2021, teve 45 mil visitantes presenciais​, 158 mil acessos nas exposições e evento on-line​, 4 mil alunos da rede pública beneficiados pelo projeto Bibliotecas em Rede​ e 1000 professores da rede pública formados no tema cultura digital.

Clique aqui e saiba mais sobre o MAM.

 

Museu virtual Rio Memórias

O Rio Memórias é um museu virtual que tem por finalidade a difusão da história e da cultura da cidade do Rio de Janeiro, bem como a promoção de projetos e atividades relacionadas à educação. Ele tem como missão provocar a reflexão sobre o passado para a promoção de um futuro melhor. Em 2021, o Rio Memórias teve mais de 50 mil acessos. Além do seu conteúdo digital, o projeto conta com o programa RIO MEMÓRIAS EDUCA, com diversas ações focadas a alunos de escolas públicas, como oficinas, passeios pedagógicos por pontos culturais e históricos da cidade e o aplicativo PROACOINS, um game de perguntas e respostas com recompensas na vida real. Qualquer pessoa pode baixar o aplicativo e jogar, mas quem for aluno de escola pública do Ensino Médio e dos últimos dois anos do Fundamental poderá trocar seus pontos por recompensas.

Acesse o museu virtual Rio Memórias.