25/04/2019

Concremat se estrutura para certificações de gestão antissuborno e de compliance

Seguindo uma tendência global de maior transparência em relação às atividades empresariais, a Concremat inicia 2019 com um novo projeto envolvendo as áreas de QSMS e Compliance. A empresa, que já possui os certificados ISO 9001, ISO 14001 e OSHAS 18001, se prepara para obter mais duas importantes certificações, que são complementares: o Sistema de Gestão Antissuborno – ISO 37001 e o Sistema de Gestão de Compliance – ISO 19600.

Gerente de QSMS da Concremat, Jurema Nascimento explica a importância dos certificados. “Essas normas visam amparar as organizações na implementação de ações anticorrupção, criando um modelo de integridade, transparência e conformidade que é essencial para todos os processos da companhia”, afirma.

Além da prevenção e da mitigação de riscos, as certificações oferecem outra vantagem competitiva: atestam que a empresa está comprometida com a idoneidade, não apenas em relação a ela mesma, mas também aos públicos com que se relaciona. “As novas certificações podem funcionar de forma autônoma ou integrada aos outros sistemas de gestão existentes. Assim, o QSMS, que é o responsável por manter o Sistema de Gestão Integrada da empresa, desenvolverá o projeto em conjunto com a área de Compliance, que também mantém um programa próprio estruturado e em constante atualização”, acrescenta Jurema.

Para Ana Júlia Brandimarti Vaz Pinto, gerente jurídica e de Compliance da Concremat, é primordial conscientizar os colaboradores quanto aos padrões e condutas éticas esperados, que devem refletir os valores da companhia. “Todas as empresas, independentemente de suas áreas de atuação, possuem demandas de Compliance e de gestão que precisam ser adequadas à nova tendência mundial. Para a engenharia, essa questão é potencializada por conta dos problemas de desvios de condutas que foram trazidos à tona nos últimos anos no país”, pontua.