05/02/2019

Concremat patrocina iniciativas sócio-culturais

​Inovação para resolver problemas. Persistência para superar os limites. Criatividade e talento para vencer os desafios. Poderíamos estar falando do nosso ​dia a dia numa empresa de engenharia, mas desta vez estamos descrevendo os dois projetos que a Concremat escolheu para patrocinar em 2019: um festival de inovação e um projeto de ensino de música a crianças e jovens de comunidades carentes.​

Promovido pela Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, o Festival de Inovação, Cultura e Saúde tem o intuito de encontrar soluções para questões ligadas a saúde pública, cultura científica, educação e meio ambiente, além de colocá-las em prática. Para tanto, serão desenvolvidas três atividades complementares: um hackaton, que é uma maratona com 48 horas de duração em que jovens cientistas e programadores terão o desafio de encontrar soluções práticas para questões reais ligadas à saúde e ao bem-estar da população brasileira; uma incubadora de ideias, que oferecerá estrutura e apoio financeiro para que as ideias surgidas no hackaton saiam do papel; e um laboratório de inovação, um encontro de dois dias em que mentes criativas buscarão soluções, serviços e produtos com propósito social.

Patrocinado pelo segundo ano consecutivo pela Concremat, o Ação Social pela Música oferece há mais de 15 anos o ensino de música a crianças e jovens de comunidades carentes, além de formar orquestras jovens de música clássica em todo o território nacional, como a Orquestra Jovem do Brasil e a Orquestra Mercosul. Atualmente, o projeto coordena e administra nove núcleos, dos quais quatro na cidade do Rio de Janeiro (Chapéu Mangueira, Alemão, Macacos e Cidade de Deus), englobando mais de 19 comunidades pacificadas, além de dois polos na cidade de Petrópolis (RJ) e dos núcleos de Piraí (RJ), João Pessoa (PB) e Ji-paraná (RO).

“Todos os anos, quando fazemos a avaliação dos projetos que iremos patrocinar, colocamos como premissa o impacto social positivo que as iniciativas irão gerar”, afirma o vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios e Marketing da Concremat, Eduardo Viegas.

Desde 2011, a Concremat patrocina projetos culturais diversos através da Lei do ISS, destinada a contribuintes incentivadores sediados no município do Rio de janeiro. A Lei do ISS faz parte do Programa de Fomento à Produção Cultural Carioca, gerido pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio e que tem por objetivo promover o desenvolvimento do setor cultural na cidade. ​​
​​

Parte da Orquestra Jovem do Brasil​