13/12/2019

Concremat participa da Autodesk University 2019

Entre os dias 18 e 21 de novembro, ocorreu em Las Vegas, nos Estados Unidos, a Autodesk University 2019, encontro mundial da fabricante de softwares que reuniu mais de 10 mil profissionais de design, engenharia e construção, de diversos países, para apresentar as mais recentes tecnologias já desenvolvidas e as tendências do setor para o futuro próximo. A Concremat foi representada no evento por Lucas Cirilo Borba, especialista na metodologia BIM (Building Information Modeling) da área de Estudos e Projetos.  

Foi um evento muito importante para o setor de engenharia, juntando as maiores empresas a nível global para discutir qual o futuro e os usos de tecnologias voltadas para a aplicação de BIM, como é o caso dos produtos da Autodesk. Foram quatro dias de muito aprendizado, networking e trocas de experiências com pessoas de outras partes do mundo. Volto para a Concremat com novas ideias e vontade de colocar a empresa em destaque na utilização de BIM”, destaca Lucas, acrescentando que teve a oportunidade de aprender um pouco mais sobre os softwares já usados pela Concremat e de conhecer novas tecnologias que poderão ser adotadas pela empresa. 

Lucas afirma que, em linhas gerais, as maiores empresas de engenharia fora do Brasil já estão com a metodologia BIM muito bem implantada, mas que para a área de infraestrutura, especificamente, ainda há uma carência de softwares mais específicos. “Nos fóruns de que participei com empresas americanas e europeias, a discussão não estava focada na utilização ou não de BIM, pois elas já têm isso consolidado, e sim em como levar as informações desenvolvidas no escritório para a obra e para o cliente ao mesmo tempo. Com relação ao mercado da América Latina, foram apresentados na convenção alguns cases de empresas e ficou claro que a Concremat está com um nível de maturidade de adoção do BIM similar a elas. Podemos afirmar que estamos trilhando um caminho bem estruturado em projetos de infraestrutura em BIM, começando pelos segmentos de rodovias e portos”, diz. 

O vice-presidente de Engenharia da Concremat, Arthur Sousa, observa que eventos como o Autodesk University proporcionam uma atualização no estado da arte global da engenharia: “A constante busca pelo que se está fazendo no mundo faz parte da nossa longa trajetória de investimento em capacitação e desenvolvimento para projetos de engenharia e uso de tecnologias de ponta. Nesse evento, tivemos a chance de interagir com especialistas e visionários em um contexto multissetorial, além de nos conectar com outros profissionais e especialistas globais do setor. A participação da Concremat em um evento internacional deste porte com a representação do Lucas, que é um colaborador que atua diretamente com nossos projetos, também demonstra nosso constante investimento no desenvolvimento de pessoas. Acreditamos que a tecnologia tem que vir aliada a talentos, pois são eles quem, na verdade, constroem o futuro da empresa”.    

Para saber mais do que foi apresentado no Autodesk University 2019, acesse o site do evento.