13/05/2019

Concremat integra novo Instituto de Autorregulação do Setor de Infraestrutura

Na última quarta-feira, dia 8 de maio, o vice-presidente de Engenharia, Arthur Sousa, representou a Concremat no evento que anunciou a criação do Instituto de Autorregulação do Setor de Infraestrutura. A iniciativa, lidera pelo Instituto Ethos, pela International Finance Corporation (IFC) e pela Fundação Getúlio Vargas (FVG), conta com a participação de diversas empresas de engenharia, construtoras, montadoras de veículos, bancos, associações de classe, seguradoras e concessionárias, entre outras. Na ocasião, Arthur assinou o Termo de Adesão ao instituto e a Carta de Compromisso firmada, em nome da Concremat.

“O objetivo do instituto é reforçar o compromisso com a boa governança, pautada por valores como a transparência e a integridade. E o campo de atuação irá bem além do Compliance, com o objetivo maior de mudar o ambiente de negócios de infraestrutura no Brasil. A Concremat apoia totalmente esse movimento e está comprometida em atuar ativamente para que as metas estabelecidas sejam alcançadas”, afirma Arthur, acrescentando que o instituto formará alguns grupos de trabalho, sendo um deles de Engenharia. “Com essa iniciativa, colaboramos para a valorização do setor de Engenharia, criando uma nova referência de condutas e sanções éticas e transparentes no ambiente público-privado e protagonizando mudanças para a elevação de padrões”.

Entre os princípios gerais que regerão o novo instituto estão o entendimento de que a integridade é um bem público e de que uma organização sozinha não muda a realidade de um mercado; a promoção da livre iniciativa; e a transparência como uma ferramenta fundamental para gerar mudanças perenes. A primeira reunião dos integrantes do Instituto de Autorregulação do Setor de Infraestrutura ocorrerá ainda em maio, na sede da FGV em São Paulo.