20/07/2019

Concremat Inspeções e Laboratórios realiza prova de carga sem precedentes no portfólio da empresa

A equipe da Concremat Inspeções e Laboratórios está enfrentando um desafio sem precedentes em seu portfólio: a realização de uma prova de carga na laje de um edifício comercial em São Paulo, com 11,5m x 20m, para testar o comportamento da estrutura, verificando a deformação nos maiores vãos. Para tanto, a opção escolhida foi montar uma piscina com 10,5m x 13,5m, que propicia uma carga de 65 toneladas.

“Pelo fato de não existir piscina deste tamanho, desenvolvemos internamente um sistema modular de montagem de piscina, com estrutura aparafusada e capacidade de reaproveitamento. Ela pode ser montada em qualquer tamanho, com módulos de 1m e 1,5m”, explica o gerente operacional Fábio Subtil, acrescentando que o maior desafio para a equipe foi a montagem da piscina com esta dimensão tão grande e carga de 65 toneladas. “Nunca havíamos montado uma piscina única deste porte na área de Inspeções”.

Subtil afirma que já foram realizados dois ensaios e que agora faltam mais dois para a conclusão do projeto: “A medição é feita com relógios comparadores na parte inferior da laje, verificando a deformação desta quando submetida a carga”.