12/02/2019

Concremat inova na realização de simulações de soluções de engenharia

Ao longo de 2018, a Diretoria Técnica de Integração e Processos (DTIP) da Concremat iniciou a utilização de um software específico para a realização de simulações de movimentação de terra, estudos de traçado e representação de planos de ataque de obras.  As simulações, realizadas nas obras do Porto São Luís, no Maranhão, possibilitaram avaliar o potencial da ferramenta, assim como mapear os benefícios que a mesma pode proporcionar à operação dos contratos.

Foram feitas simulações do projeto de terraplenagem e representação do plano de ataque das obras. O gerente de Planejamento do contrato, Leandro Peres, relata que através do software foi possível realizar uma análise visual das interferências entre as áreas ocupadas do terreno e o plano de terraplenagem preliminar para início dos serviços offshore, auxiliando a definição da melhor solução disponível.

“Ainda em relação às simulações realizadas no Porto São Luís, as funcionalidades nativas de modelagem e de importação de modelos da ferramenta, aliadas ao poder gráfico da mesma, facilitaram a representação e a compreensão do plano de ataque das obras em um curto prazo”, complementa o coordenador de Implantação da DTIP, Alexandre Praxedes.