27/11/2018

Concremat assina com a Petrobras contrato para construção do gasoduto Rota 3

No último dia 14 de novembro, a Concremat celebrou com a Petrobras o contrato para a construção do trecho terrestre do gasoduto Rota 3, que irá ampliar a capacidade de exportação de gás natural em cerca 17,8 milhões m³/dia, interligando áreas produtoras do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos ao Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ), localizado no município de Itaboraí.

O traçado proposto para o gasoduto divide-se em dois trechos, um marítimo e um terrestre. A Concremat irá participar do empreendimento, através de contrato de EPC, desenvolvendo o trecho terrestre, que percorre aproximadamente 48 km de extensão até as instalações do COMPERJ.

“Nossa atuação será em conjunto com a empresa Encalso Construções, através do consórcio batizado de GTR-3. O trabalho terá duração de 26 meses, sendo três meses para a elaboração de engenharia detalhada e 15 meses para a fase de construção e montagem”, explica Rodrigo Peterka, gerente responsável pelo contrato, acrescentando que os desafios construtivos estão presentes no processo de soldagem da tubulação devido à espessura do gasoduto, predominantemente com 22 polegadas de diâmetro nominal.

Clique aqui para conhecer mais sobre a atuação da Concremat no mercado de Petróleo e Gás.