17/12/2018

Concluído o Plano de Segurança Viária de Blumenau (SC)

No dia dia 12 de dezembro, a Concremat, em consórcio com as empresas Mcrit e AudingIntraesa, realizou a entrega e apresentação final do Plano de Segurança Viária de Blumenau para os técnicos da prefeitura do município catarinense. A apresentação ocorreu durante um workshop, com a participação do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.

O Plano de Segurança Viário de Blumenau foi elaborado ao longo de 12 meses e teve como embasamento os conceitos do programa Vision Zero (Visão Zero), criado no parlamento sueco, e do Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária para a década 2011-2020, do Ministério das Cidades.

“O plano teve uma coleta de dados secundários e primários que culminou na elaboração do Diagnóstico e, em seguida, do Prognóstico da Segurança Viária. Houve um grande esforço para a organização dos dados de acidentes e a elaboração do Anuário de Acidentes de Trânsito de Blumenau para o ano de 2017. O Plano apresentou proposições para garantir a segurança viária, como a elaboração do Manual de Vias Seguras e do Manual de Caminhos Escolares, além de projetos conceituais para 13 segmentos críticos e a realização de microssimulação e estratégias integradas para as áreas de grande fluxo de pedestres. Também foram listadas 17 macro recomendações nas áreas de Educação, Engenharia e Fiscalização para a redução de mortes no trânsito”, explica Carlos Leandro, coordenador da Concremat responsável pelo contrato.

O coordenador acrescenta que, por fim, o consórcio recomendou um Sistema de Gestão do Trânsito para a cidade de Blumenau, apresentando especificações técnicas para a implantação de uma Central de Controle Operacional (CCO) contemplando sistema de circuito fechado de TV (CFTV), dedicado à segurança viária; sistema de detecção automática de incidentes (DAI); sistema de cinturão de monitoramento; sistema de ponto de informação; e sistema de controle semafórico – controle de tráfego em área (CTA). Também foi prevista uma plataforma integradora de todos os sistemas da Central de Controle Operacional, apresentando ainda proposição para estrutura organizacional da Prefeitura de Blumenau.​

Clique aqui para conhecer mais sobre a atuação da Concremat no segmento de Transportes.

Para mais informações sobre os serviços da Concremat no segmento de Estudos e Projetos, envie um e-mail para o diretor executivo Rafael Rabuske: rafael.rabuske@concremat.com.br