23/09/2021

Com supervisão da Concremat, obras do novo Centro de Inteligência de Defesa Civil do Espírito Santo são finalizadas

No dia 03 de setembro, o Governo do Estado do Espírito Santo inaugurou o novo Centro de Inteligência de Defesa Civil (Cidec). Operado pela Defesa Civil Estadual, o prédio, com quase dois mil metros quadrados, fica anexo ao Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, na Enseada do Suá, em Vitória. A Concremat foi responsável pelas atividades de supervisão de projetos e obras de implantação do Cidec – que irá possibilitar a gestão estratégica de eventos críticos como inundações, estiagem prolongada, chuvas torrenciais e queimadas em todo o Estado do Espírito Santo. O investimento para a construção do novo centro foi de mais de R$ 56 milhões.

O contrato de execução, do tipo turnkey, contemplou todos os projetos executivos, execução civil, data center, mobiliários, infraestrutura elétrica, climatização, recursos de monitoramento, instalação e configuração do acesso mobile, sistema de comunicação, estações de rádio móveis e fixas, antenas, amplificador de sinais de celular, equipamentos para telefonia via satélite, torres, treinamento e manutenção do sistema e manutenção corretiva durante 60 meses após a conclusão do empreendimento.

Com o Cidec, o Estado do Espírito Santo passa a contar com uma estrutura integrada de planejamento, ordenação e análise de informações de mapeamento e monitoramento, previsão e alerta de variáveis meteorológicas, geológicas e oceanográficas. Ele reúne tecnologia de ponta, nos moldes de grandes centros de referência em gestão de desastres como Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, o CENAD, e o Centro de Operações de Emergência de Louisiana e da Flórida, nos EUA.

O Centro de Inteligência de Defesa Civil funcionará todos os dias, 24 horas por dia. Entre as tecnologias adotadas no novo centro, destaque para a Vídeo Wall, uma solução de visualização colaborativa que reúne várias telas, criando um mapa de imagens. Além da emissão de alertas e do gerenciamento de riscos e de desastres, o GEGRD abrigará cursos de capacitação.

Saiba mais sobre o empreendimento na matéria publicada pelo Governo do Estado do Espírito Santo: https://www.es.gov.br/Noticia/governo-do-estado-inaugura-centro-de-inteligencia-da-defesa-civil