20/03/2018

CCCC investe em Porto no Maranhão

Na última sexta-feira, 16 de março, foi lançada a pedra fundamental do Porto São Luís, no Maranhão, marco zero do início da construção. O novo porto é um investimento da China Communications Construction Company (CCCC), maior companhia de infraestrutura da China, em conjunto com empresas nacionais. Em setembro, a CCCC comprou 51% de participação no negócio que foi idealizado dentro da construtora WTorre.

A Concremat e a Second Harbour Engineering, que também é uma empresa do grupo CCCC e é especializada em construção de infraestrutura pesada, se associaram para estar à frente da construção do empreendimento. A construção será feita no modelo EPC (sigla em inglês para engenharia, aquisição e construção), tendo a Concremat como líder. A obra abrange área de dois milhões de metros quadrados onde serão construídos seis berços de atracação, sendo quatro na primeira fase.

Em matéria para o jornal Valor Econômico, o presidente da CCCC South America, Yunbo Chang, afirmou que São Luís vai se tornar um dos maiores e mais importantes portos do Brasil. O executivo também informou que a CCCC avalia com atenção investimentos em outros portos, ferrovias e rodovias para criar corredores logísticos eficientes entre a região produtora da carga e o embarque no navio.

“Ao longo de 2017 estruturamos uma área de EPC, trouxemos pessoas com experiência em obras similares. Haverá um time híbrido Brasil-China, mas majoritariamente a cadeia de fornecimento será brasileira, com equipamentos específicos vindos da China – outra área de negócios da CCCC. Já na parte de construção em água, chamada de offshore, deverá ser aproveitado o vasto conhecimento da CCCC Second Harbour”, disse Mauro Viegas Neto – presidente executivo da Concremat.

Fonte: com informações Valor Econômico.

Cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental.

 

Equipe Concremat na cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental.

 

Mauro Neto, presidente executivo da Concremat, em assinatura do contrato de EPC.