Faça sua busca por palavra-chave ou use os filtros

Implantação da Rede Tubular de Alta Pressão da Comgás

Em janeiro de 2014, a Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) concluiu um reforço em sua Rede Tubular de Alta Pressão (RETAP), com o intuito de ampliar o abastecimento de gás natural canalizado na Região Metropolitana de São Paulo, reforçando o atendimento de novos clientes até pelo menos 2030, além de aumentar a capacidade em quatro milhões de m³ de gás natural por dia. A Concremat Engenharia atuou no gerenciamento da obra e nos estudos, projetos, montagens e desmontagens das embarcações necessárias para a execução dos serviços.

O trabalho incluiu ainda a gestão de SMS (Saúde, Meio Ambiente e Segurança) do empreendimento e o planejamento e monitoramento das condicionantes ambientais.

O reforço da RETAP consistiu na construção de aproximadamente 2 km de rede terrestre e 25 km de rede subaquática pelo leito da represa Billings, localizada na Região Metropolitana de São Paulo. A parte terrestre foi executada da forma tradicional, e o solo foi escavado para acomodar a tubulação. O principal desafio deste trecho foi a execução de um furo direcional de interligação com a parte aquática (shore approach) com 1.650 metros de extensão. O trabalho incluiu a preparação da infraestrutura apropriada para a montagem da tubulação nos canteiros – como pátio de tubos, cabines de solda, lançamento das colunas na represa, instalação de boias para o deslocamento da tubulação na água e treinamentos específicos para os trabalhadores. Outro ponto que exigiu cuidado foi o perfeito assentamento da tubulação no leito da represa.