Faça sua busca por palavra-chave ou use os filtros

Hidrelétricas do rio Teles Pires

A Concremat Ambiental foi a responsável pela elaboração de Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) envolvendo todas as atividades de caracterização do empreendimento, diagnóstico socioambiental, análise integrada, avaliação de impactos ambientais, prognóstico, medidas mitigadoras e programas ambientais de prevenção, mitigação e compensação ambiental dos projetos hidrelétricos Teles Pires e São Manoel, localizados no rio Teles Pires, entre os estados de Mato Grosso e Pará.

Os estudos envolveram equipe multidisciplinar própria e coleta de dados primários e secundários em quatro épocas do ano, obedecendo à sazonalidade da região. Foram levantadas informações sobre o meio físico (geologia, geotecnia, solos, recursos hídricos etc), biótico (fauna e flora de ecossistemas aquáticos e terrestres) e socioeconômico (histórico de ocupação, dinâmica populacional, renda, infraestrutura etc). O suporte do Sistema de Informações Geográficas permitiu a análise conjunta dos dados levantados e a elaboração de cartas de sensibilidade da região direta e indiretamente afetada. Os impactos ambientais referentes a cada meio foram identificados e analisados, avaliando-se a sinergia e a cumulatividade desses projetos com outros empreendimentos semelhantes na bacia.

Foram propostas medidas mitigadoras e compensatórias e recomendados programas socioambientais a serem executados durante o planejamento e implantação das obras e durante a fase de operação. O escopo do contrato contemplou ainda a organização e a condução das Audiências Públicas e suporte técnico para a obtenção da Licença Prévia junto ao IBAMA.