Faça sua busca por palavra-chave ou use os filtros

Fábrica da BMW

A construção da primeira fábrica de automóveis do BMW Group no Brasil foi um grande desafio para a Concremat. O objetivo do empreendimento, localizado no município de Araquari (SC), era dar à montadora alemã uma unidade capaz de atender a produção base da América do Sul e a demanda globalizada. Com capacidade para produzir 40 mil carros por ano, a planta conta com as mais recentes tecnologias automotivas, equiparando-se às fábricas da BMW na Alemanha, Estados Unidos, China e Índia, abrigando prédios industriais, administrativos e paisagismo. O projeto também incluiu a construção de uma pista de testes, uma estação de tratamento de efluentes e a utilização de gás natural.

Os serviços prestados pela Concremat Engenharia englobaram gerenciamento da execução dos projetos; engenharia de valores; suporte e acompanhamento para obtenção de licenças; suporte a suprimentos; estimativas de custo; fiscalização e supervisão da construção civil e montagem eletromecânica. A Concremat Ambiental foi responsável por serviço de apoio à gestão ambiental, incluindo atividades de suporte técnico, consultoria para o Sistema de Gestão ISO 14001 e acompanhamento das atividades regulatórias (licenciamento e conformidade legal) e de estratégia (treinamento e comunicação).

A obra foi dividida em duas fases de entrega. A primeira foi concluída em outubro de 2014, e a segunda,
no fim de 2015 – com todos os prazos cumpridos à risca, segundo o planejamento traçado na Alemanha no fim de 2012, além de um rigoroso controle de custos. O empreendimento foi dividido em quatro pacotes, chamados LOTs, para o gerenciamento de projetos e obra:

  • LOT 1: Assembly & Logistic (54,2 mil metros quadrados) e Body Shop (23,2 mil metros quadrados)
  • LOT 2: Paint Shop (22,6 mil metros quadrados), Body Store (5,6 mil metros quadrados), Escritório Central (1,9 mil metros quadrados), Refeitório (1,7 mil metros quadrados) e Laboratório de Qualidade (504 metros quadrados)
  • LOT 3: Infraestrutura interna e utilidades (6,4 mil metros quadrados).
  • LOT 4: Infraestrutura externa e licenças

O empreendimento foi desenvolvido passo a passo junto com o cliente. Equipes da Concremat Engenharia foram à sede da montadora na Alemanha para desenvolver o Projeto Básico, definir estratégias, elaborar o macroplanejamento e conhecer melhor as necessidades da empresa. A metodologia Lean Construction Management foi aplicada com sucesso, racionalizando o uso de recursos humanos e físicos. Além disso, o controle da obra foi realizado por meio de tablets com o software Team Member, que coletavam informações incorporadas a uma maquete 4D, junto com imagens recolhidas em tempo real por câmeras instaladas em pontos estratégicos do canteiro.

O case da construção da planta do BMW Group no Brasil rendeu à montadora o German Project Excellence Award, em 2015. O prêmio é promovido pelo GPM Deutsche Gesellschaft für Projektmanagement – instituição alemã dedicada à promoção da excelência no gerenciamento de projetos. A Concremat Engenharia teve papel fundamental na conquista desse reconhecimento, entre 120 cases de excelência em obras do mundo todo.