19/08/2020

Case da Concremat será apresentado na Autodesk University

De 17 a 20 de novembro, a fabricante de softwares Autodesk realizará seu tradicional evento anual, o Autodesk University – neste ano, em formato 100% digital devido à pandemia da COVID-19. Com cerca de 360 votos, o case inscrito pela Concremat ficou entre os mais apreciados pelo público em eleição aberta promovida pela Autodesk e será apresentado no evento, no painel Industry Talk. Intitulado “BIM Autodesk solutions in engineering consulting company”, o trabalho será apresentado pelos colaboradores Alexandre Praxedes, Leonardo Factori e Guilherme Borges de Lima, da Diretoria Técnica de Integração e Processos (DTIP), e Lucas Cirilo Borba, da equipe de Estudos e Projetos.

“Nessa apresentação, abordamos o uso da metodologia BIM e das tecnologias Autodesk voltadas para uma empresa de engenharia consultiva. Detalharemos alguns conceitos, cases e desafios, com o objetivo de entender melhor a aplicabilidade do BIM tanto na fase de estudos e projetos quanto na fase de gerenciamento das obras”, explica Leonardo Factori.

Além da apresentação do case, um artigo técnico redigido pelos colaboradores Alexandre Praxedes, Anderson Freitas Cavalcante, Guilherme Borges e Leonardo Factori também foi selecionado pela organização e será publicado no site do evento. Com o tema “Use of Forge in the operational management of infrastructure assets”, o texto apresenta as possibilidades de uso da plataforma Forge na gestão operacional de ativos de infraestrutura.

“Essa plataforma tem a capacidade de integrar diretamente ao modelo BIM dados relativos à operação do ativo, como informações relacionadas a sensores ou inspeções de campo. O armazenamento dos dados ocorre em nuvem, e as consultas são realizadas diretamente a partir da web, abrindo caminho para uma gestão segura e dinâmica da massa de informações que é gerada durante a vida útil de tais ativos”, adianta Guilherme Borges.

A Autodesk University é uma conferência global que divulga os diferentes usos das ferramentas da Autodesk ao redor do mundo em setores como construção, gerenciamento, projetos e automação, entre outros. Nos últimos anos, a Concremat tem participado como ouvinte e, nesta edição, será o primeiro ano em que participará como palestrante.

“Nossos projetos foram escolhidos entre mais de 2 mil propostas submetidas, o que significa muito para toda a nossa equipe. Afinal, trata-se de um evento internacional que conecta profissionais de arquitetura, engenharia e construção com o objetivo de compartilhar cases de sucesso experimentados por empresas de todo o mundo, além de apresentar as últimas inovações computacionais relacionadas ao nosso segmento. Em 2019, o evento contou com a participação de 12 mil profissionais”, destaca Alexandre Praxedes.

Para participar do evento, é necessário inscrever-se previamente no site https://www.autodesk.com/autodesk-university/.  Neste ano, as inscrições serão gratuitas devido ao formato online da conferência.