16/11/2016

Concremat Engenharia participa do congresso da Bentley em Londres

Nos últimos dias 1º, 2 e 3 de novembro, a Bentley – desenvolvedora inglesa de softwares avançados de engenharia, principalmente de modelagem computacional em 3D e realidade virtual – promoveu seu congresso anual em Londres, na Inglaterra, com a realização de palestras e seminários sobre novas tecnologias e suas aplicações. A Concremat Engenharia esteve representada no evento pelo seu ex-diretor executivo e atual consultor técnico José Antonio C. F. de Moraes e pelo arquiteto Diogo Enoque.

“Todos os anos, a Bentley Advancing Infrastructure, uma das maiores desenvolvedoras de softwares voltados para engenharia, convida seus principais clientes para participar de seu congresso, no qual é feita a apresentação dos principais trabalhos realizados por eles. Neste ano, foram mais de 300 projetos avaliados, dos quais foram selecionados os melhores como finalistas de uma competição. Para esta, são escolhidos como os finalistas três em cada campo e premiados os trabalhos vencedores em cada um dos 18 campos diferentes da engenharia de projetos avaliados”, conta José Antonio.

A grande novidade mostrada no evento foi a integração dos projetos desenvolvidos em modelagem computacional 3D ao uso de realidade virtual. “Essa integração gera uma imagem viva e interativa, como se esta tivesse sido filmada, mostrando o empreendimento pronto e integrado ao cenário real, de forma dinâmica. O ponto-chave desta nova solução é que ela possibilita a alteração do projeto sincronizada diretamente com a realidade virtual, permitindo a participação e avaliação de públicos de interesse que não são técnicos como políticos, empreendedores e representantes das comunidades afetadas pelo empreendimento, entre outros”, afirma Diogo Enoque.

Para os participantes do evento em Londres, o foco do programa foi uma apresentação ampla sobre os avanços das últimas tecnologias feitas pela Bentley, com demonstração da aplicação dos sistemas desenvolvidos a partir de softwares de engenharia para modelagem computacional tridimensional associados a outros softwares de engenharia e de modelagem virtual, com a aplicação ampla da metodologia BIM – Building Information Modeling.

Esta foi a segunda vez consecutiva que a Concremat recebeu o convite para participar do congresso da Bentley, que é anual. Em 2017, o evento será realizado em Singapura.