05/07/2017

Colaboradoras da Concremat apresentam artigos em Congresso Nacional da ANTP

Nos dias 28 e 30 junho, as colaboradoras Estefânia Bordin e Camila Alves Maia apresentaram dois artigos no 21º Congresso Nacional da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP, que foi realizado em São Paulo.

A coordenadora do contrato do Plano de Mobilidade Urbana de Blumenau, Estefânia Bordin, explica que os artigos foram escritos em coautoria com o cliente e demostram o empenho da equipe e o trabalho diferenciado desenvolvido junto ao cliente. “A ideia é divulgar junto à comunidade técnica a expertise da Concremat não apenas na elaboração de planos de mobilidade urbana, mas sim em todo o campo de planejamento de transportes”, comenta Estefânia.

Camila Alves Maia, engenheira de transportes da Concremat, explica que o primeiro artigo aborda a modernização do planejamento de transportes com a utilização de ferramental teórico e prático, incluindo capacitação dos técnicos municipais e aquisição de softwares de modelagem de transportes e de avaliação de projetos. Já o segundo trabalho propõe a criação de um modelo de avaliação socioeconômica de projetos de mobilidade integrando dados obtidos pelo HDM-4 e Visum, obtendo resultados de viabilidade técnica do projeto em coerência com o planejamento estratégico e aceitação do público.

“A Concremat sempre preza pelo embasamento teórico-prático na elaboração dos produtos de seus contratos de planejamento de transportes, então, é importante compartilhar boas práticas e também absorver as inovações que têm sido aplicadas pelo corpo técnico nos contratos em todo o Brasil”, finaliza Estefânia.