Faça sua busca por palavra-chave ou use os filtros

Ver todos

Sistema Produtor São Lourenço

Maior empreendimento de fornecimento de água em curso na América Latina, o Sistema Produtor São Lourenço vai reduzir drasticamente a dependência do Sistema Cantareira no fornecimento de água à Região Metropolitana de São Paulo. A Concremat Inspeções e Laboratórios realiza serviços de inspeção de juntas soldadas e revestimentos em toda a extensão da nova adutora, que tem diâmetros entre 1,80m e 2,10m e 83km de extensão, com uma capacidade de transportar até 5m³ de água por segundo.

A verificação minuciosa de todas as juntas da adutora, com a certificação de que nenhuma delas apresenta qualquer tipo de problema, é fundamental para evitar transtornos futuros. O problema mais grave que a execução mal feita de uma junta pode causar é o rompimento da adutora, levando a uma tragédia sem precedentes, com a inundação completa da área afetada, a destruição de edificações e a morte de pessoas, animais e vegetação. Numa escala menor, pequenos vazamentos geram o desperdício de água e, consequentemente, de recursos financeiros.

A inspeção realizada pela Concremat Inspeções e Laboratórios é feita por meio de ensaios não destrutivos, e a equipe realiza ainda o acompanhamento da fabricação dos tubos e da qualificação dos soldadores e do controle do desempenho dos mesmos. Os ensaios são realizados com equipamento de ultrassom computadorizado que registra 100% da inspeção, criando uma base de dados que pode ser consultada a qualquer momento.